quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aposta na base e tiros certos: como o Peixe formou o time de 2010


Foi em torno dos garotos Neymar e Paulo Henrique Ganso que Dorival Júnior começou a montar o time que até agora conquistou dois títulos em 2010: o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, sendo o último nesta quarta à noite com uma derrota por 2 a 1 para o Vitória. Sua missão, sabia, não seria fácil. O técnico foi escolhido pelo presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro para remodelar o time santista (assista ao lado a todos os gols do título da Copa do Brasil).
A virada de 2009 para 2010 foi um ponto de ruptura no Santos. Após dez anos seguidos à frente do clube, Marcelo Teixeira perdeu a eleição, mas deixou dois títulos brasileiros, um centro de treinamento moderno e a Vila Belmiro remodelada. No entanto, dívidas foram criadas e isso custou caro ao dirigente, que perdeu a eleição, e ao clube, que fechou 2009 no vermelho.
O Alvinegro iniciou 2010 devendo R$ 177 milhões. A nova diretoria assumiu um clube com a folha de pagamento atrasada três meses. O elenco contava com jogadores caríssimos, como Fabão, Adaílton, Fábio Costa, Rodrigo Souto e Léo, todos com salários em torno de R$ 200 mil mensais. O jeito foi fechar a torneira. À força. Adailton, Fabão e Souto deixaram o clube. Léo e Fábio Costa tiveram de aceitar diminuição de seus vencimentos em troca de prorrogação contratual. O goleiro permaneceu na Vila Belmiro, porém uma grave lesão no pé direito, que o deixou inativo por 14 meses, e o clima pouco amistoso com a nova diretoria contribuiram para que fosse negociado com o Atlético-MG.
Com a saída de Fábio Costa, a diretoria do Peixe chegou a sondar atletas renomados, como Dida, que deixou o Milan, da Itália, e Diego Cavalieri, reserva do inglês Liverpool. No entanto, após algumas conversas com esses e outros arqueiros, a ideia de contratação foi deixada de lado. Felipe e Rafael, com o respeldo de Dorival Júnior, foram decretados os arqueiros do Santos na temporada. O primeiro começou como titular, mas perdeu a confiança do treinador após a Copa do Mundo da África do Sul, e Rafael assumiu a vaga.
Em suas primeiras reuniões com a nova diretoria santista, Dorival Júnior teve a impressão de que seu trabalho não seria nada fácil. Ele se apresentou ao Santos no dia 30 de dezembro. A pressa em montar um novo time era tamanha que o jeito foi começar na antevéspera do Ano Novo. Dorival foi buscar informações com amigos e pessoas do clube e recebeu o seguinte conselho: a montagem da equipe deveria ser feita em torno de Paulo Henrique Ganso e Neymar. Uma ou outra contração pontual e pronto. E assim foi feito.

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia
Direto de Salvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário